top of page
Foto do escritorBruno Cunha

Qual o momento certo para buscar aumento salarial?




Ir em busca de uma melhor oferta salarial nem sempre é uma tarefa simples, já que para muitos indivíduos, essa é uma situação sensível e bastante delicada. Ao passo que é essencial entender como gerenciar a carreira, sobretudo em relação a compensação financeira, torna-se também indispensável identificar o momento certo para buscar aumento salarial.


Sem dúvida, esse tipo de valorização é uma das melhores maneiras de garantir uma boa qualidade de vida e segurança no futuro. Por isso, preparei algumas dicas que poderão ajudá-lo a identificar o momento mais oportuno de solicitar um aumento e, assim, ampliar as chances de ter o pedido aceito. Acompanhe!

Verifique seus resultados

Analisar os resultados que você tem gerado é o principal aspecto a ser considerado na busca por um “upgrade” dos seus vencimentos. Antes de mais nada, procure entender quais são seus números. Será que o seu desempenho pode ser utilizado como justificativa para esse tipo de solicitação?


É válido lembrar que de nada adianta almejar um salário mais alto se os resultados que vem apresentando não são amplamente satisfatórios. Seja fechar uma grande parceria, finalizar um projeto importante ou atingir metas audaciosas: todas essas práticas são excelentes oportunidades para quem deseja receber mais.


É muito importante analisar os feedbacks que tem recebido dos seus superiores, estabelecendo, dessa forma, uma linha de pontos positivos e negativos. Além de ajudá-lo em sua decisão, pode permitir uma análise mais criteriosa da sua situação e até mesmo indicar uma mudança de função — caso esta posição seja mais adequada no momento.

Considere seu tempo de casa

Ainda que seja importante avaliar muito bem sua situação na empresa, apresentar excelentes resultados e desempenhar o seu papel de forma adequada, muito provavelmente pode ser necessário ter de aguardar um pouco mais de tempo, sobretudo caso tenha pouco tempo de casa.


Em geral, isso se dá em razão da necessidade de analisar mudanças mais profundas no desempenho da companhia a partir das suas atribuições, já que consequentemente apresentará resultados mais sólidos. Por outro lado, é preciso atenção, afinal, nem sempre mais tempo de casa será sinônimo de aumento garantido.


Sendo assim, é muito importante saber também quanto vale sua força de trabalho. Logo, se planeje e tenha uma melhor organização antes de pedir o aumento salarial. No entanto, também é válido pensar sobre suas competências e qualidades, afinal, é preciso estar preparado para negociar uma nova posição, caso não seja possível ter a valorização salarial pretendida.

Faça uma pesquisa de mercado

É muito comum que alguns profissionais tenham o seu salário defasado ou abaixo da média em muitas organizações. Sendo assim, é vital fazer uma pesquisa de mercado a fim de descobrir qual a média de valores pagos aqueles profissionais que estão exercendo a mesma função que você.


Dessa forma, é possível ter maior base para solicitar um aumento, “justificando” assim o seu pedido. Dessa forma, fica também mais fácil visualizar se o que recebe é compatível com aquilo que desempenha, logo, caso perceba que tem um bom salário em relação ao mercado, pode ser mais adequado esperar um pouco mais.


Sendo este é o seu caso, vale ressaltar que pode ser mais viável assumir novas responsabilidades. Dessa forma, suas chances de se destacar em outras áreas, criando uma justificativa aceitável para o aumento salarial no futuro. Por outro lado, defina um valor que pretende receber e prepare-se para trazer argumentos que justifiquem a pedida salarial.

Analise o momento da empresa

Investigar o momento pelo qual sua empresa vem atravessando é outro passo vital para ter o seu pedido de aumento salarial aceito. Organizações que atravessam um período de ascensão ou expansão das atividades, em geral, indicam melhores oportunidades de conceder um aumento.


Por outro lado, os indicadores econômicos também podem influenciar de maneira expressiva nessa decisão, contribuindo ou prejudicando o seu pedido. Afinal, ainda que esteja desenvolvendo bem suas atribuições, tenha um bom tempo de casa e um salário defasado, fazer o pedido durante crises financeiras ou de instabilidade da economia pode não ser o momento oportuno.


Sendo assim, é válido levar em consideração todos os aspectos citados. Porém, é igualmente importante ter o “timing” certo. Evite pressionar seus superiores para receber um aumento salarial, já que essa prática pode comprometer os seus objetivos e o pior: transmitir a imagem de que não é um profissional maduro.


O que achou do artigo? Se você deseja deseja entender mais sobre as remunerações, faça uma análise salarialagora mesmo! Se gostou das dicas que trouxe e deseja continuar aprendendo mais sobre desenvolvimento profissional, carreira e afins, não deixe de acompanhar as publicações do nosso blog.


Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 17 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.


Me acompanhe nas redes sociais: Linkedin, Instagram, Deezer ou Spotify: @carreiracombrunocunha


42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page