Ainda que pareça a mesma coisa e estejam relacionados, emprego e carreira são dois caminhos bem diferentes. Qual você está trilhando?
Por diversas vezes você já pode ter pensado que ter um emprego ou seguir uma carreira seja a mesma coisa. Contudo, essas duas palavras definem conceitos completamente diferentes que, mesmo inconscientemente, você pode estar aplicando em sua vida. De forma resumida, pode-se dizer que emprego é o que você tem para ganhar dinheiro em troca do seu trabalho, enquanto carreira é o que você constrói ao longo dos anos a fim de se sentir realizado profissionalmente.
Qual a diferença entre emprego e carreira?
É possível que você tenha um emprego e uma carreira ao mesmo tempo, mas também é comum que você mantenha um emprego sem uma carreira e vice-versa. Todo profissional pode trocar de emprego a qualquer momento — ou mesmo ficar desempregado — mas, a carreira é um longo e único caminho percorrido por toda a vida. Em outras palavras sua carreira é toda a sua estrutura profissional: o que você já estudou, leu, experimentou, praticou e conheceu ao longo dos anos, em suas diferentes experiências profissionais.
Mas, se você fica estagnado em uma mesma função, por toda a vida, a carreira pode ficar prejudicada assim como o seu futuro. Ou seja, conquistar o sucesso profissional está diretamente ligado à construção de uma carreira. Para se desenvolver, portanto, é necessário investir em sua área de atuação e crescer continuamente, profissional e pessoalmente.
Como uma carreira pode se comprometer?
Abaixo foram selecionados alguns comportamentos que você pode ter no seu emprego e que, consequentemente, prejudicam a sua carreira. Confira!
Desmotivação
Muitas pessoas trabalham a vida toda, mantém seus empregos, mas não constroem uma carreira. Isso, porque, se sentem desmotivadas e atuam de qualquer maneira, apenas completando seu trabalho em troca de um pagamento ao final do mês. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva revelou que 56% dos brasileiros estão insatisfeitos em suas funções. Se você se sente frustrado com sua posição atual talvez seja a hora de procurar uma nova ocupação e, finalmente, planejar uma carreira de sucesso.
Estagnação
A falta de motivação, citada anteriormente, também leva os profissionais a outra deficiência em suas carreiras: a estagnação. Muitos profissionais acreditam que estar trabalhando significa estar em desenvolvimento, e muitas vezes isso não ocorre. Nem sempre estar trabalhando significa desenvolvimento, e o profissional somente sabe quando perde o emprego. Todo mundo precisa ser o autor de sua própria vida, seja em casa ou no trabalho. Desenvolver-se e buscar novas habilidades é fundamental para a evolução de qualquer profissional.
Procrastinação
Você enrola, deixa tudo para a última hora e acaba não tomando decisões na carreira? Saiba que a procrastinação pode afetar tanto sua carreira quanto sua vida pessoal e a relação com família e amigos — afinal, ninguém quer depender de uma pessoa que não faz a sua parte. Se você fosse demitido hoje, o que faria? Que decisão tomaria? A depender da resposta é um sinal que o profissional não está com as rédeas da sua carreira, e sempre que não tomamos uma decisão, decidem por nós. Por isso, assuma sua carreira e defina os próximos passos independente de onde esteja atualmente.
FRUSTRAÇÃO
Está frustrado pois não está sendo reconhecido no seu emprego atual? Criar expectativas é humano, portanto depender do reconhecimento do outro pode ser muito perigoso na carreira, afinal expectativa é esperar pelo outro e muitas vezes não se assume a responsabilidade sob a própria carreira e se paga um preço muito alto, pois a frustração de instala e causa a maior vilã que é a insatisfação no trabalho. Pensando nisso, defina os prazos para seu desenvolvimento profissional e caso não alcance o reconhecimento desejado, reconheça a si mesmo e busque suas melhorias.
Para finalizar, deixo uma frase que percebi ao longo da minha trajetória como consultor de carreira: Só há a perda de um emprego quando não existe uma carreira. Como você pode perceber, há uma grande diferença entre manter um emprego e se ter uma carreira profissional: se você tem uma carreira sólida e interessante, com certeza, não ficará sem emprego, nem mesmo durante os períodos econômicos mais complicados. Investir em sua carreira é sinônimo de sucesso!
Agende uma análise da sua carreira e descubra como você está frente aos seus concorrentes.
Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 18 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.
Comments