A crise gerada pela Covid-19 proporcionou um cenário de instabilidade em diversas camadas da sociedade. Sem precedentes, a disseminação do coronavírus pelo país contribuiu para despertar um sentimento de insegurança, sobretudo em relação à carreira.
Em via de regra, essa reflexão sobre a vida profissional é muito comum e até mesmo pode ser percebida em muitos profissionais durante o isolamento social. Neste contexto, é preciso aprender a lidar com esse sentimento.
É válido lembrar que o atual cenário corporativo contribui para a criação de uma flexibilidade jamais percebida, especialmente em razão da popularização de novos modelos de atuação, como o home office.
Muitas pessoas que antes não tinham tempo para se preparar, agora contam com essa vantagem. No entanto, para reinventar-se na carreira é preciso explorar novas opções, se posicionar frente a carreira, além de se conectar com outros setores ou até mesmo trabalhar sua marca pessoal.
Tendo em vista que muitas pessoas alimentavam uma relação estrita ao trabalho, caracterizada simplesmente pelo vínculo empregatício, quando perderam sua posição em razão da pandemia, muitos deles entraram em desespero, afinal, não havia um planejamento estruturado da carreira.
Por outro lado, mesmo em um momento de adversidade é possível se recuperar. Afinal, esse é o momento ideal para abrirmos a mente e abraçarmos novas possibilidades. Precisamos de fato mudar nossa forma de pensar e ir em busca de uma carreira sólida o quanto antes.
Pensando nisso, preparai algumas dicas que poderão ajuda-lo a cuidar melhor da sua carreira. Acompanhe!
Concentre-se em reinventar sua carreira
Conhecer a si próprio é uma das principais carências em um momento de instabilidade como este. Nesse sentido, é fundamental fazer algumas reflexões sobre os seus próprios interesses e objetivos. Eles são de fato os mesmos? A partir desse questionamento fica mais fácil identificar suas metas e a partir disso posicionar-se de forma mais assertiva na carreira.
Vale ressaltar que este também é um momento de apreensão e muitas dúvidas. Contudo, desesperar-se não é uma atitude positiva, já que pode gerar efeitos negativos importantes. Em um cenário de instabilidade econômica, gerenciar a carreira se torna uma tarefa mais difícil, tendo em vista que a competitividade é maior. Sendo assim, para se destacar é preciso focar naquilo que você realmente domina e evidenciar isso ao mercado de trabalho como um todo.
Sendo assim, em um cenário ideal, procure acalmar-se e se reorganizar. Priorize as competências necessárias para o novo momento e busque evoluir aquilo que for necessário para o desenvolvimento da carreira em si. Assim, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal, sua carreira também poderá alçar voos maiores.
Abra sua mente para as mudanças necessárias
Não é novidade para ninguém que o mundo atravessa uma das piores pandemias da humanidade que já se teve notícia, sobretudo em razão do seu impacto financeiro. Em consequência disso, já é possível observar uma série de mudanças significativas na sociedade, mas, especialmente nos mercados e no universo corporativo. Diante disso, é preciso estar preparado para as mudanças para se adaptar mais facilmente a elas, encarando o processo de mudança de forma estruturada.
“Quando a mudança não vem de dentro pra fora, ela vem de fora para dentro.”
Utilize suas habilidades ao seu favor
Profissionais dotados de diferentes soft skills podem ter, naturalmente, os melhores desempenhos na condução de suas rotinas profissionais. Logo, essas habilidades são peças-chave para quem precisa reinventar-se na carreira.
Em tempos de incertezas, a impulsividade, a falta de foco e o desejo demasiado de explorar todas as oportunidades são fatores prejudiciais à carreira. Sendo assim, saber ponderar, definir um planejamento eficiente e direcionar todos os seus esforços pode contribuir para a minimização de riscos, tornando este um diferencial indispensável para que sua carreira avance.
Cuidado com a síndrome do “você é foda”
Sabe-se que na contramão do que muitas pessoas imaginam, existem excelentes oportunidades na crise. Entretanto, diante de tantos profissionais sem seus empregos nasce uma forte onda de fórmulas mágicas que buscam influenciar o profissional sem carreira a se contaminar pela síndrome do “você é foda”.
Não tão raro, muitas pessoas são levadas a trilhar um caminho desconhecido — e muitas vezes sem preparo adequado —, seja como consultor, empreendedor, gestor, docente, profissional autônomo, liberal e uma série de outras ocupações.
Sendo assim, é muito importante descobrir suas habilidades e desenvolver as competências necessárias para maximizar o seu momento de carreira, e não deixar se influenciar pelas oportunidades, afinal toda oportunidade que nos é dada, não é nossa. Portanto, não aposte em mudanças muito bruscas, afinal elas podem criar uma desordem emocional e gerar uma instabilidade difícil de ser contornada.
Invista na sua preparação profissional
Nunca é tarde para se reinventar na carreira, ainda que você tenha se acomodado e não elaborado um planejamento adequado para suas pretensões profissionais. Sendo assim, é preciso buscar novos conhecimentos e preparar-se melhor profissionalmente para deixar a posição incomoda que está vivendo neste momento. Independentemente da área em que atua, busque a excelência, seja estudando novos idiomas, fazendo especializações, MBA’s ou cursos de extensão, por exemplo.
Para investir em sua carreira de forma eficiente, não deixe de fazer um diagnóstico de carreira. Assim, você poderá compreender melhor as opções disponíveis para o seu atual momento profissional. Acesse aqui!
Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 17 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.
Comments