Em tempos de crise financeira e incertezas sobre o mercado de trabalho, é fácil se frustrar sobre as expectativas profissionais, afinal, em cenários de grande instabilidade como o que estamos vivendo, ser promovido e garantir o tão esperado aumento se parecem objetivos cada vez mais distantes.
Por outro lado, não basta apenas esperar que as coisas mudem de rumo sozinhas e magicamente tornem-se favoráveis à sua condição atual. Sendo assim, é indispensável fazer o que for necessário para se preparar de fato à mudança de cargo ou subir de nível hierárquico dentro da carreira.
Para tanto, é preciso desenvolver novas habilidades e, assim, continuar avançando profissionalmente, independentemente de qualquer cenário mercadológico. Confira, a seguir, algumas dicas que separei para ajudá-lo nessa tarefa.
Invista em competências técnicas
Competências técnicas nada mais são do que a condição necessária para que um profissional seja capaz de atuar de maneira adequada em sua função ou área de atuação. De modo geral, estas são conjuntos de habilidades adquiridas através da formação acadêmica, treinamentos e até mesmo experiências profissionais adquiridas ao longo da carreira.
Embora o domínio dessas técnicas não seja suficiente para construção de uma boa imagem profissional, esse tipo de fundamento é um fato chave para o mercado, já que faz toda a diferença para as organizações. Portanto, além das habilidades essenciais para o desempenho de determinadas atividades, é preciso investir em pesquisas, cursos e demais formas de conhecimento técnico para crescer na carreira.
Desenvolva competências comportamentais
Diferente do que acontece nas qualificações técnicas, a competência comportamental está diretamente relacionada a conduta e atitudes desejadas em indivíduos que ocupam determinada função dentro de uma organização. Em outras palavras, o hábito dos trabalhadores deve estar em acordo com a cultura organizacional, bem como seus valores e propósitos.
Portanto, esse tipo de habilidade não é aprendido através de cursos ou ensinada por meio da formação acadêmica. Afinal, a competência comportamental é própria ou intrínseca à personalidade de cada indivíduo, podendo esta favorecer ou não sucesso no desempenho de funções dentro de qualquer empresa.
Sendo assim, é possível treiná-las e desenvolvê-las a partir de um projeto de desenvolvimento pessoal. Dessa forma, esse tipo de habilidade pode contribuir para que você possa executar a função desejada na carreira e até mesmo assumir novos postos hierárquicos dentro da sua carreira.
Amplifique suas atribuições pessoais
Assim como as capacidades técnicas e competências comportamentais, as habilidades pessoais são fundamentais para o desempenho profissional de alto nível. Nesse sentido, para garantir a formação de um profissional desejado pelo mercado de trabalho, é preciso associar todas essas virtudes, especialmente para aqueles que estão buscando tornar-se um profissional melhor ou em busca do crescimento horizontal dentro da sua empresa.
Em outras palavras, para crescer profissionalmente, é preciso ampliar suas atribuições pessoais e investir em autoconhecimento. De modo geral, atributos como inteligência emocional, adaptabilidade, criatividade, capacidade de encontrar soluções rápidas, organização, pensamento crítico, atitudes colaborativas, habilidades intrapessoais e interpessoais são indispensáveis para mudar de cargo ou nível hierárquico na carreira.
Construa novas conexões
Criar conexões profissionais é um cuidado que pode abrir portas para realizar novos negócios bem como crescer na sua própria carreira. Afinal, se conectar com pessoas fora do seu ciclo de amizades pode gerar novas oportunidades. Sendo assim, para alcançar o ápice profissional é preciso se dispor a construir um networking dentro e fora do trabalho.
Se preparar para desempenhar um bom trabalho é muito importante, entretanto, é preciso contar com aliados para potencializar as chances de sucesso, seja na hora de buscar uma promoção ou garantir os melhores salários.
Nesse contexto, embora sejam importantes as conexões de mesmo nível, é preciso não se limitar a elas, buscando — sempre que possível — novas relações com diferentes equipes, executivos e líderes cuja interação não é tão comum.
Adote o perfil de um bom comunicador
O ambiente de trabalho pode ser bastante rígido para muitas pessoas, sobretudo por conta de sua formalidade. Sendo assim, isso significa que é extremamente necessário desenvolver habilidades de comunicar-se eficientemente, sendo um exemplo de relacionamento transparente e verdadeiro.
Vale destacar que a comunicação pode contribuir para que os indivíduos da sua equipe entendam e comprem suas ideias — ainda que não esteja em uma posição de liderança. Na prática, se mostrar interessado e participativo, pode melhorar o seu envolvimento com a organização, contribuindo para que seja reconhecido e, eventualmente, ser promovido a posições superiores.
Agora você já sabe as principais formas para aumentar suas chances de mudar de cargo ou nível hierárquico na carreira. O que acha de descobrir os 05 erros mais graves que impedem o desenvolvimento profissional clicando aqui
Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 17 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.
Comments