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Foto do escritorBruno Cunha

Como lidar com a falta de reconhecimento profissional?




Quando você começa a perceber que suas competências e habilidades deixaram de ser valorizadas pelos seus superiores, é natural observar uma grande frustração no ambiente de trabalho. Em geral, esse cenário se dá em razão da falta de reconhecimento do seu esforço pelo seu líder ou, ainda, pela promoção de outros colaboradores que, embora não sejam mais bem qualificados, possuem um relacionamento mais próximo com a chefia.


A cultura organizacional pouco integrativa coloca em evidência a desvalorização dos colaboradores, fato este que leva a uma consequente onda de desmotivação. Seja qual for o motivo, deixar de ser reconhecido pode leva-lo a se questionar sobre pontos importantes, sobretudo em relação à empresa da qual faz parte.


Se essa é uma realidade vivida por você diariamente, e percebe que precisa fazer constantemente novas reflexões sobre suas próprias competências, está no lugar certo. No artigo de hoje vou trazer algumas dicas sobre como lidar com a falta de reconhecimento profissional. Boa leitura!

O que fazer para evitar a falta de reconhecimento no trabalho?

Segundo informações levantadas pela International Stress Management Association (ISMA), cerca de 90% dos profissionais apresentam queixar relacionadas à falta de reconhecimento no trabalho, tendo muitas delas provocado grandes níveis de estresse e ansiedade. Além disso, de acordo com o mesmo estudo, 79% das pessoas que pedem demissão, o fazem pela falta de reconhecimento da empresa ou de seu chefe imediato.


Tendo em vista este cenário desproporcional, é possível verificar inúmeras dificuldades que são diariamente enfrentadas pela maioria dos trabalhadores. Na busca diária pela superação a fim de conquistar uma carreira bem-sucedida, você acabará enfrentando situações que lhe geram falta de reconhecimento — o que pode abalar até mesmo os profissionais mais bem estabelecidos.


Para evitar esse tipo de ocorrência, preparei, nos tópicos a seguir, dicas básicas que o ajudarão a lidar com o não reconhecimento. Veja:


Converse com seu líder

Para uma boa parcela das pessoas, manter uma comunicação saudável entre empregados e líderes é a principal solução para minimizar eventuais fragilidades que decorrem da falta de reconhecimento profissional. Em alguns casos, você pode ter percebido que há de fato o agradecimento e valorização, porém, a rotina atribulada o impede de receber uma promoção.


Diante disso, o primeiro passo é expor toda a situação de forma clara para o seu líder. Explique como se sente e como essa situação acaba comprometendo a sua produtividade no trabalho. Se for o caso, apresente alguns exemplos de consequências da falta de reconhecimento ou até mesmo solicite feedbacks periódicos do seu trabalho, afinal, dessa forma pode-se descobrir pontos de melhoria.


Não exponha suas frustrações

Profissionais desmotivados e inspirados pela falta de reconhecimento podem cometer uma série de erros, sendo uma delas a exposição excessiva de suas frustrações aos colegas. Nessa situação, o ideal é sempre ir atrás do seu chefe imediato para que juntos possam encontrar uma solução para o problema, pois dessa maneira, evitamos outro problema grave: nos tornar um emissor de desmotivação, afetando até mesmo quem não compartilha do seu mesmo posicionamento.


Como consequência dessa sucessão de práticas inapropriadas, gera-se uma onda de efeitos colaterais: a equipe em geral começa a ter uma performance insatisfatória e, ao buscar entender o que ocasionou a queda de produção, o chefe descobre que você é o pivô de toda situação. A partir daí, ao invés de conseguir a posição almejada, você passa a ser visto como um agente negativo, ou seja, aquele funcionário que compromete toda equipe.


Por isso, não saia por aí falando com todo mundo sobre os seus problemas e dificuldades ou, ainda, sobre como se sente em relação à falta de reconhecimento profissional. Logo, resolva diretamente essas questões com seu líder, afinal, se há alguém que pode ajudá-lo nessa jornada, é ele. Ademais, você pode evitar também perda de tempo e desgaste da sua imagem na empresa em que atua.


Busque seu desenvolvimento profissional

Embora seja função dos superiores oferecer feedbacks periódicos para a equipe, permitindo que cada colaborador entenda seu papel na organização, nem sempre é isso acontece. Diante disso, você também pode passar a analisar seu comportamento em ação, fazendo um autofeedback.


Procure entender o que pode ser feito para se tornar um funcionário melhor e mais produtivo, já que dessa forma é possível gerar mais valor para a empresa e, consequentemente, ter mais chance de alcançar o tão desejado reconhecimento profissional. Ademais, a partir dessa análise, procure encontrar pontos que podem ser aperfeiçoados, crie um plano de ações e desenvolva suas competências necessárias.


O que achou deste conteúdo? Se gostou das dicas que trouxe, não deixe de conferir os principais erros que impedem o desenvolvimento profissional. Clique aqui e saiba mais!


Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 17 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.


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