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Foto do escritorBruno Cunha

Como conquistar um cargo de liderança na carreira?



A cada dia o mercado de trabalho é inundado por pessoas com títulos de graduação, mestres e doutores — sem falar naqueles que têm especializações e cursos complementares. Nesse sentido, naturalmente a competição no mercado de trabalho é bastante acirrada, afinal, não há postos de trabalho para todos.


Para se destacar, portanto, saber gerenciar a carreira é uma habilidade vital, tal como as performances para direcionar, por exemplo, a recondução ao cargo de liderança desejado. Sendo assim, é importante destacar que conquistar um cargo de liderança na carreira é a última etapa de um processo que deve ser estabelecido progressivamente.


Dessa forma, ser dotado de autoconhecimento, bem como compreender que este é um alvo na sua jornada, torna mais simples as estratégias para atingir tal objetivo. Abaixo, confira algumas dicas que preparei para ajudá-lo a ter sucesso nessa jornada. Boa leitura!


POSSO ME DESENVOLVER COMO LÍDER?


Diferentemente do que as pessoas possam imaginar, cargos de liderança nem sempre são preenchidos por aqueles melhor qualificados em função de cursos ou conhecimento. Embora seja importante deter habilidades necessárias, é também indispensável que elas estejam alinhadas com um trabalho de desenvolvimento comportamental e aprimoramento constante.


De modo geral, líder é aquele indivíduo que mais se destaca em uma posição e, por consequência, trata-se do indivíduo que possui características que podem agregar valor ao cargo. No entanto, tais características não são pré-estabelecidas, isto é, a pessoa não necessariamente irá nascer com elas, mas desenvolvê-las ao longo da vida.


Sendo assim, cada indivíduo pode se aprimorar, atingir o sucesso profissional e conquistar um cargo de liderança. Abaixo, veja algumas dicas sobre como desenvolver melhor as habilidades únicas que poderão leva-lo a uma posição de mais destaque na carreira:


Autoconhecimento é o primeiro passo


Muitos profissionais se sentem perdidos pois nunca mapearam suas competências e não sabem por onde começar e o que priorizar no seu desenvolvimento de liderança. Compreender qual o objetivo quanto ao cargo, torna mais simples as estratégias para atingir tal objetivo.


O primeiro passo essencial é o autoconhecimento. É importante que cada pessoa faça um mapeamento de competências e compreenda suas potencialidades, ou seja próprios pontos fortes e fracos, suas habilidades e que competências precisa desenvolver. Ao se conhecer melhor, é possível direcionar esforços para desenvolver competências que são valorizadas em cargos de liderança. Ferramentas como avaliações de personalidade, feedback de colegas e mentores podem ser muito úteis nesse processo.


Conhecer-se a si mesmo é uma forma de compreender quais são os pontos positivos e quais são os aspectos que precisam de um trabalho extra para desenvolvê-los melhor. Assim, ao detectá-los, fica mais fácil trabalhar nesse sentido.


Aprimorar-se constantemente é vital


Todo dia é possível aprender algo novo. Mesmo nas menores coisas e, ainda que no momento a informação pareça despropositada, ainda assim houve um conhecimento novo. Isso torna possível direcionar o processo de aprendizado para que ele seja útil na busca por uma melhor posição na carreira.


Investir em cursos de liderança, por exemplo, assim como em eventos e reuniões que possam aumentar tanto o conhecimento sobre o assunto quanto o networking, é um ponto essencial para subir de cargo. Pessoas que não são capazes de se abrir para novos conhecimentos acabam ficando estagnadas e sem possibilidades de alcançar outros cargos.


É preciso trabalhar o marketing pessoal e a boa comunicação


Tornar-se conhecido no espaço profissional, entre os colegas de trabalho e nos cargos mais elevados é essencial para alcançar um cargo de liderança. Líderes são pessoas que possuem um bom conhecimento tanto de sua área de trabalho quanto daqueles que colaboram para o desenvolvimento — sendo o marketing pessoal parte essencial deste processo. 


A boa comunicação está neste mesmo tópico por serem pontos interligados. Dessa forma, apostar no marketing pessoal é trabalhar também a boa comunicação e, com isso, ser capaz de transitar entre diversos grupos. Afinal, a boa comunicação é essencial para um líder que deve saber como se dirigir corretamente a pessoas com características diferentes.


Desenvolver o aprimoramento de performance


A performance tem haver com os resultados que entregamos no trabalho, e ela é um dos fatores mais visíveis e mensuráveis para avaliar a aptidão de alguém para um cargo de liderança. Demonstrar consistentemente um alto nível de desempenho, assumir responsabilidades adicionais e entregar resultados são maneiras eficazes de ser notado pela chefia.


É importante mostrar que você é capaz de lidar com a pressão e as responsabilidades que vêm com um cargo de liderança. Proatividade e a capacidade de resolver problemas de forma eficaz são características que destacam um bom líder.

 

A performance no ambiente de trabalho também conta muito na hora de conquistar um cargo de liderança. Quanto maior o cargo, maiores serão as atribuições e, com elas, a responsabilidade no ambiente corporativo. Desta forma, demonstrar estar apto para receber uma carga maior de tarefas é uma forma de ser visto como uma possibilidade viável para os cargos de liderança.


A capacidade de suportar as responsabilidades que tal posição exige deve ser demonstrada antes. Assim, estar em evidência para a chefia, de forma que o trabalho e o desempenho falem por si, aumentará, consideravelmente, o surgimento de novas oportunidades. Ademais, a performance no trabalho é a forma mais eficaz para demonstrar a capacidade para o cargo.

Portanto, como vimos, conquistar um cargo de liderança na carreira é um processo que deve ser levado adiante com planejamento estratégico. Sendo assim, o autoconhecimento aliado à iniciativa e uma boa performance são alguns dos ingredientes para o sucesso.


Algumas dicas práticas incluem buscar oportunidades para liderar projetos ou equipes menores dentro da empresa, mesmo que de forma informal. Participar de programas de mentoria, o que pode proporcionar insights valiosos. Além disso, investir em treinamentos específicos baseando em suas reais necessidades, pode ser muito benéfico. Também é importante ler livros, assistir a palestras e aprender com a experiência de líderes bem-sucedidos na sua área. A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo com dedicação e esforço. Deseja mensurar suas potencialidades para ir em busca de uma posição de liderança em sua carreira? Agende aquium Diagnóstico de Carreira e compreenda as suas reais prioridades!


Bruno Cunha, Administrador, Psicanalista, Headhunter e Especialista em Carreira, Ex-Diretor do Grupo CATHO em estados do Nordeste (PE, RN e PB), com experiência há mais de 19 anos assessorando profissionais (técnicos, gestores, consultores, docentes, empreendedores e autônomos/liberais) que buscam recolocação, mudança de emprego, desenvolvimento profissional ou transição de área/carreira, através métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar necessidades individuais de centenas de profissionais. Mais de 39 mil seguidores no Linkedin e mais de 60 mil seguidores no Instagram, Colunista do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e publicações na UOL, TV GLOBO, SBT, RECORD TV, JOVEM PAN, TRANSAMÉRICA, FOLHA CAPITAL, JORNAL UNIÃO, dentre outros. Atual Diretor da ASSESSORIA DE CARREIRA com Bruno Cunha.


Instagram: carreiracombrunocunha


Linkedin: consultordecarreiracombrunocunha


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