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Como alinhar estratégias de networking a sua carreira?



Como alinhar estratégias de networking a sua carreira?

Networking é uma palavra em inglês para “rede de trabalho”, ou seja, trata-se de uma rede de contatos úteis ao desempenho da sua vida profissional. Vivemos em um mundo globalizado em que as interações sociais são cada vez mais frequentes e imediatas. As conexões entre pessoas são feitas em segundos, portanto, é possível transformar essa facilidade moderna em mais uma ferramenta em prol da carreira.


O aprendizado constante também se beneficia do networking, afinal, pessoas diferentes possuem habilidades outras que podem inspirar outros caminhos. Assim, além de te ajudar a conseguir conexões que podem vir a ser úteis para a sua vida profissional, o networking também ajuda a manter-se antenado com o mundo em sua área de atuação profissional.


No entanto, é importante desenvolver estratégias que possam te ajudar a utilizar o networking para alavancar a sua carreira. O networking demanda troca, ou seja, ao mesmo tempo em que você recebe um benefício, o seu contato também promove benefícios a outras pessoas. Uma rede é, necessariamente, um encadeamento de elos conectados, que se ajudam entre si, ou seja, se você deseja ampliar seu networking comece ajudando ao seu próximo!


Como utilizar-se do networking para alavancar a sua carreira?

O processo de desenvolver uma rede de contatos que possa trazer benefício mútuo é, de fato, um processo. Assim, é importante trabalhar na criação de relações profissionais o mais rápido possível. Aquele líder que orientou o seu último trabalho, aquele colega que trabalhou contigo no mesmo departamento ou mesmo aquele conhecido que trabalha na mesma área ou em uma afim, podem ser os primeiros elos da sua rede. Confira a seguir algumas estratégias para desenvolver o seu networking.


Faça um levantamento dos seus contatos

Saiba quem está trabalhando na mesma área que você ou quem possui uma abertura para contatos profissionais. Existem plataformas, como o LinkedIn, que podem ser de grande ajuda para encontrar profissionais. Busque por pessoas que te inspirem, que sejam imagens nas quais você gostaria de se inspirar. Se deseja começar com um bom networking no Linkedin, conquiste 2.500 conexões de qualidade em sua região na mesma área profissional, e assim comece a colher frutos positivos.


Trabalhe no seu perfil

O seu perfil nas redes é uma porta de entrada para que outras pessoas possam travar conhecimento com você. Assim, é importante que este seja condizente com a sua área profissional e a mensagem que você quer passar. Se o seu perfil nas redes sociais é utilizado profissionalmente, então é necessário dar uma aparência mais profissional. Tenha em mente que você poderá atender a clientes em potencial e o que você posta é a impressão que você deixará.


Busque orientação de pessoas mais experientes

Sempre há oportunidade para melhorar seus conhecimentos. Nunca chegamos ou chegaremos a saber tudo sobre determinado assunto, mas podemos estar em constante aprendizado. Assim, busque conhecer pessoas que te inspiram, que possam contribuir com algum conhecimento de experiência. Dicas valiosas podem vir desse tipo de contato, permitindo criar referências em seu mercado de atuação.


Participe de reuniões e eventos

Reuniões e eventos relacionados à sua área são lugares importantes para se estar e conseguir trabalhar no seu networking. É nesses ambientes que você poderá encontrar pessoas que compartilham seus interesses ou que trabalham no meio. Seja aberto a novas experiências e mantenha-se sempre atento a oportunidades. Busque entidades de classe, conselhos profissionais, grupos informais, grupos de WhatsApp, webinars, lives, dentre outros canais que possam te aproximar das tendências em sua área profissional.


Esteja atento a sua imagem profissional

Primeiras impressões são importantes. Tenha cuidado com sua imagem pessoal, como você se apresenta. O cuidado de si, a atenção com detalhes e a forma de se portar são parte do todo, do cartão de visitas com o qual você se apresentará aos seus pares. Inúmeros profissionais cometem erros grotescos na prática de networking profissional, principalmente quando aborda assuntos sobre política, religião, esporte, gênero sexual, etc. O “seu mundo” é diferente do “mundo do outro”, então é melhor evitar de falar sobre algo que poderá gerar polêmicas, evitando conflitos, que só servem para quebrar elos, ao invés de fortalecê-los.


Aposte na simpatia

Esta talvez seja a dica mais comum e uma das mais importantes. Ninguém tem interesse em manter contato com pessoas desagradáveis, portanto, seja simpático. Uma das grandes premissas para a construção de relacionamentos duradouros é ter empatia e se colocar no lugar do outro, afinal só conseguimos nos relacionar quando conseguimos estabelecer um elo com a outra parte. Pessoas agradáveis costumam aproximar outras sem esforço.


Apresente sua relevância

Quando for o momento de falar sobre si, foque em suas qualidades, no que você já alcançou em sua vida profissional, e no que ainda pretende alcançar. Fale sobre as competências únicas que você possui e no que elas podem interferir para que o seu desenvolvimento profissional seja ainda melhor. Valorize as experiências, cargos que ocupou e suas realizações como profissional, assim ficará claro para todos quem você é até aqui. Lembre-se: o outro só consegue nos enxergar pelo que permitimos que se torne conhecido.


O networking é um processo que deve se manter em constante desenvolvimento. Conhecer pessoas e aprender com elas, trocar conhecimento é uma forma de garantir que o crescimento pessoal e profissional aconteça, afinal só há crescimento quando ocorre troca entre duas partes.


O que achou deste conteúdo? Se gostou das dicas que trouxe, não deixe de descobrir como está a qualidade de suas conexões e se elas estão alinhadas com seus objetivos profissionais e sua área de atuação. Clique aqui e saiba mais!


Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em consultoria de carreira para profissionais (técnicos, gestores, consultores, docentes, empreendedores e autônomos/liberais) que buscam recolocação, mudança de emprego, desenvolvimento profissional ou transição de área/carreira. Nos últimos 18 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.


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