top of page
Foto do escritorBruno Cunha

Como acelerar a recolocação profissional e reduzir o tempo de desemprego?

Atualizado: 9 de mar. de 2021



Além da crise econômica dos últimos anos, a pandemia provocada pelo Novo Coronavírus causou uma grande transformação no mercado de trabalho. Por conta da escassez de vagas, muitos profissionais não acreditam mais ser possível retornar ao mercado de trabalho — já que a demanda atual é maior que a oferta e o processo de seleção requerem mais tempo e energia.


Nesse sentido, para vencer a concorrência e sair do status de desempregado, é preciso tomar alguns cuidados importantes, como entender como você é reconhecido pelo mercado, desenvolver um networking apropriado, elaborar um currículo eficiente e se preparar para uma entrevista.


Com esses cuidados, é possível acelerar sua recolocação profissional, retornando ao trabalho mesmo em tempos de crise. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue sua leitura!

Qual o objetivo da recolocação profissional?

Em via de regra, a recolocação profissional é uma estratégia adotada para estabelecer ações com o objetivo de retornar ao mercado de trabalho, mudar totalmente de carreira ou simplesmente buscar um emprego diferente. Por isso, é indispensável entender qual o seu objetivo para determinar os próximos passos.


Para tanto, será necessário levar em consideração alguns aspectos, como pretensões pessoais além dos objetivos profissionais. Afinal, é preciso avaliar as oportunidades do mercado, entender quem você é perante os seus concorrentes e, finalmente, se preparar adequadamente para conquistar a vaga pretendida.


Se engana quem acredita que as novas oportunidades de emprego estão atreladas ao volume de vagas disponíveis ou apenas na candidatura à essas oportunidades. Para ser convidado a participar de um processo seletivo, portanto, é essencial investir de forma adequada no seu grau de empregabilidade.


Dessa forma, será possível identificar quais vagas de fato representam uma real aderência, além de perceber quais competências o colocam em evidência para o cargo desejado em sua área de atuação.

Como reduzir o tempo de desemprego?

Embora a economia esteja ainda fragilizada e a geração de empregos venha apresentando quedas significativas, é possível melhorar as chances de recolocação ao adotar algumas medidas. Pensando nisso, preparei uma série de dicas que o ajudarão a se recolocar no mercado de trabalho. Confira!


Identifique seu perfil profissional

O tempo longe do mercado de trabalho pode impedi-lo de reconhecer quais os cargos ou salários se aderem melhor ao seu perfil. Nesse sentido, é possível fazer uma análise eficiente do seu grau de empregabilidade.


Dessa forma, as probabilidades de criar oportunidades serão ampliadas significativamente. Vale lembrar que reduzir a perda de tempo e priorizar a recolocação de maneira segura é o que mais importa nesse momento.


“Estar fora do mercado de trabalho deve ser encarado como uma oportunidade de reconhecer como está sua carreira e quem realmente é você no mercado. Assim, é mais fácil maximizar uma transição rápida e eficiente, já que adotará desde do início os artifícios necessários para se buscar uma determinada vaga”.

Construa um excelente currículo

O currículo ainda pode ser considerado uma das principais formas de se apresentar às organizações. Nesse sentido, é indispensável construir um documento adequado ao cargo e área desejada para assim chamar a atenção dos recrutadores.


"Um currículo bem estruturado deve conter todas as informações profissionais e de qualificação, experiências e realizações, mas não se recomenda que ultrapasse duas páginas. Por isso, ele deve ser objetivo e trazer apenas os detalhes mais importantes e inerentes à posição que deseja alcançar, afinal seu currículo será visto por no máximo 30 segundos por um recrutador".

Invista em seu networking

Os contatos profissionais que construiu ao longo da sua jornada são fundamentais para retornar ao mercado de trabalho. Por isso, é muito importante expandir o networking, seja por meio das redes sociais — especialmente LinkedIn — ou dos colegas da sua área de atuação. Em linhas gerais, esse tipo de conexão pode garantir algumas informações privilegiadas frente aos seus concorrentes e ampliar a sua visibilidade.


Se prepare para a entrevista de emprego

Conseguir uma entrevista não garante acesso ao quadro de funcionários da empresa almejada. Para tanto, é preciso apresentar as habilidades e competências buscadas pelos recrutadores.


Nesse caso, conhecer o seu perfil comportamental, ou seja, seus pontos fortes e aspectos que devem ser melhorados é primordial para se portar adequadamente, evitar deslizes indesejados e passar uma boa impressão para ser de fato contratado.


Aposte em um projeto de recolocação

Atualmente é possível desenvolver diversas estratégias para almejar a recolocação no mercado de trabalho. Essa atividade tem como objetivo colocar em evidência os aspectos positivos do profissional para atrair a atenção das organizações. Para isso, é necessário contar com o suporte de assessoria de carreira.


Com o auxílio desse profissional, os candidatos podem identificar suas forças e fraquezas, bem como desenvolver um currículo atraente, ativar seu networking e até mesmo simular uma entrevista de emprego.


“Com a assessoria de carreira é possível se munir de informações e ferramentas indispensáveis para conquistar a recolocação no mercado de trabalho e se diferenciar dos concorrentes”.

Agora você já sabe o que fazer para reduzir seu tempo fora do mercado de trabalho. Portanto, se gostou deste conteúdo e deseja descobrir os principais erros na hora de buscar um emprego, baixe gratuitamente nosso e-book e aprofunde seu conhecimento sobre o assunto!


Conheça mais sobre Bruno Cunha


Bruno Cunha - Headhunter e Consultor de Carreira e atende diariamente inúmeros profissionais que têm como objetivo desenvolverem suas carreiras ou buscar recolocação profissional. Com mais de 17 anos atuando como consultor de carreira, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.


111 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page